O openEHR oferece muitas vantagens para o sistema de informação de saúde e fornecedores de aplicativos. Devido ser uma plataforma de computação padronizado, permite muitos fornecedores (de aplicativos) diminuir o tempo de desenvolvimento, pois não irá precisar reinventar o seu próprio back-end, a integração de dados para o EHR. Todas as especificações de API e serviços já estão disponíveis ou serão disponibilizadas em breve, publicamente.
O principal ponto forte no uso da plataforma openEHR é a capacidade de usar arquetipos padronizados, assegurando a interoperabilidade semântica dos registros de saúde. Sendo considerado uma forma de configuração clínica cooperativa. Embora, tal configuração é uma fonte de renda para algumas empresas no ambiente atual, é um desperdício para o sistema de saúde como um todo e uma fonte de muitos problemas de integração que é enfrentado atualmente.
Fonte: www.openEHR.org
O que o openEHR pode fazer para você
Fornecedores de aplicações, tais como sistemas clínicos de uso geral, de apoio a decisão interna e muitos outros podem usar a plataforma openEHR para tratar toda a informação clínica e demográfica, ao invés de ter que desenvolver a sua própria implementação. A aplicação interesse com a plataforma openEHR por meio da API EHR virtual (Vehr), arquétipo Query Language (AQL) e XML, independente da aplicação que será utilizada para acessar a plataforma openEHR. Implementações maiores suporta uma performance de alto-desempenho, grande volume de repositórios EHR (registros eletrônicos de saúde).
Os modelos do openEHR podem ser usados de forma efetiva para construir a captura de dados, visualização e consultas de formulários para um aplicativo. Os formulários podem ser gerais a partir dos templates prontos do openEHR, usando uma ferramenta de construção de modelo, por exemplo, em Xform, .Net ou outros formatos. Isso garante que a semântica dos arquétipos serão preservados através dos conjuntos de aplicativos.
A integração com outras fontes de dados é facilitada pelo uso dos templates do openEHR, que pode ser usado para acionar a engine de integração que converte todos os tipos de dados de origem e documentos em um formulário do tipo padrão do openEHR, onde o arquétipo conformant será usado.
Dados de fontes que são de fontes federadas, podem ser emitidos em uma série de formatos, incluindo openEHR, CEN EN13606, Hl7 CDA rel2, PDF, e vários XML e HTML.
Usando a plataforma openEHR como back-end de um grande sistema oferece várias vantagens. Ao invés de ter que manter constantemente uma estrutura proprietária de banco de dados, usando a plataforma do openEHR fará com que as aplicações do sistema sejam muito mais fácil de gerenciar e atualizar. A integração com outros sistemas é provável que seja mais fácil através dos formatos padrão suportados pela plataforma, incluindo CEN EN13606, HL7 CDA, HL7v2.x e outros.
Você pode se tornar um parceiro do openEHR através da filiação organizacional como um “parceiro empresarial”, ou membros da sua equipe podem se tornar parte do openEHR como membros individuais. Clique aqui e saiba mais sobre a adesão.