OpenEHR é uma comunidade virtual que trabalha com interoperabilidade e a habilidade de resolver problemas de forma efetiva. Seu foco principal é em prontuários eletrônicos e sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (EHR).

O Registro Eletrônico de Saúde (EHR) é uma poderosa ferramenta para os médicos organizarem com qualidade e segurança um cuidado integrado aos seus pacientes.

No geral, trata-se de um depósito eletrônico de informações que gira em torno da saúde das pessoas, ocasionando uma análise mais completa de seus históricos clínicos sobre os atendimentos de saúde prestados na rede do Sistema Unico de Saúse – SUS e seus parceiros.

As oportunidades de transformação relacionadas com o uso das tecnologias da informação requerem uma mudança na forma como a informação é acessada e compartilhada através do sistema de atenção a saúde. O desafio consiste em mover de um cenário onde sistemas existentes não interoperam e possuem baixa qualidade de dados, para um cenário onde informações – incluindo aquelas de natureza clínica – são produzidas e compartilhadas, em tempo real, através de fronteiras geográficas e de alçadas administrativas, dentro da rede de atenção em saúde.

Essa transformação deve ser dar de forma gradual, mas consistente e continuada, respeitando a autonomia dos entes na estrutura do SUS, e de modo a aproveitar as experiências existentes, muitas vezes com algum nível de consolidação local ou regional, conforme preconiza a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde 2013 [PNIIS, 2013], que traça diretrizes para e-Saúde que incluem:

 

Presidente: Dr. Jussara Rotzsch

Icones utilizados neste site foram feitos por Freepik from www.flaticon.com is licensed by CC BY 3.0